Conectado por

Saúde

Furúnculo: causas, sintomas, como tratar e medicamentos


Compartilhe:

Publicado por

em

Bastante comum, o furúnculo é muitas vezes confundido com espinhas ou outros tipos de feridas e infecções, mas é importante saber que se trata de um problema diferente.

Essa lesão pode doer bastante, soltar pus e endurecer a pele ao seu redor. Se não tratado, as complicações do furúnculo raramente são sérias, mas podem deixar cicatrizes.

O que é o furúnculo?

Furúnculo na pele.

YewLoon Lam/Shutterstock

O furúnculo é uma enfermidade que acomete a unidade pilos sebácea da pele. É ali que se encontra o folículo piloso – que produz o pelo – e a glândula sebácea, a qual secreta uma espécie de óleo que chamamos de sebo.

A inflamação deste local é conhecida como foliculite e pode ter como resultado a formação de um furúnculo, que nada mais é do que um abcesso cheio de pus. Com o tempo, este abcesso vai “saindo” da pele, formando uma ponta amarela característica.

Apesar de outros agentes infecciosos também serem responsáveis pela formação de um furúnculo, a Staphylococcus aureus é de longe a razão mais comum.

Tipos

Não existem tipos diferentes de furúnculo, mas evoluções distintas do quadro que ganham nomes diferentes. Por exemplo, se vários furúnculos se formam numa região muito próxima e cheia de folículos capilares, podem acabar se tornando um carbúnculo, que é uma grande ferida com muito pus.

“Algumas pessoas começam com um furúnculo só, mas as bactérias podem se disseminar pela pele e gerar novas feridas”, afirma a a dermatologista Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Nesse caso, o quadro é chamado de furunculose”, completa.

O que causa?

A principal causa do furúnculo é a infecção por algum agente infeccioso. De maneira geral, a bactéria Staphylococcus aureus é a responsável por isso.

Furúnculo pega?

Como qualquer doença causada por bactérias, o furúnculo é contagioso.

No entanto, trata-se de uma bactéria que normalmente já se encontra na nossa pele. “Se a imunidade da outra pessoa estiver boa, não é uma doença que se pega com tanta facilidade. Mas, recapitulando, por ser um problema causado por uma bactéria, é considerado transmissível”, diz Romiti.

Depilação pode causar furúnculo?

Não, no entanto, dependendo de como for feita a depilação, pode-se lesionar a pele, criando uma porta de entrada para possíveis infecções, entre elas o furúnculo.

Fatores de risco

“Furúnculo é um problema que pode aparecer em qualquer área do corpo que tenha pelo. Entretanto, é mais comum vê-lo em áreas de dobras como, por exemplo, axila, virilha, abdômen e, às vezes, pescoço”, alerta a dermatologista Alessandra.

Imunidade baixa

O principal fator de risco para o aparecimento de furúnculos é a imunidade baixa. Todo mundo, volta e meia, sofre queda de imunidade, mas quem sofre de doenças específicas que atacam o sistema imunológico tem maiores chances, como lúpus e HIV.

Sobrepeso e obesidade

Geralmente, pessoas obesas, por terem mais dobras na pele, também podem apresentar furúnculos devido ao atrito que machuca determinadas áreas do corpo.

Roupas apertadas

Roupas muito apertadas, que causam fricção, também podem tornar o indivíduo suscetível a desenvolver furúnculo.

Umidade

Por fim, áreas mais úmidas também têm chance elevada de desenvolver furúnculo.

Sintomas

Normalmente, o furúnculo começa em alguma região de pelo como uma bolinha pequena, que pode apresentar pus ou simplesmente ser vermelha. Com o tempo, ela vai aumentando de tamanho, ficando mais e mais avermelhada, endurecida e dolorida.

Quanto tempo dura?

A evolução do furúnculo leva geralmente de sete a dez dias. Dependendo do tamanho da lesão e da localização, esse período pode ser uma pouco mais curto ou longo, mas é seguro dizer que, com tratamento, a lesão regride em aproximadamente duas semanas.

Diagnóstico

Não há muito segredo nesse quesito. Somente ao olhar sua pele um dermatologista já saberá do que se trata. As únicas exceções são para quadros muito severos, quando o aparecimento de furúnculos pode ser resultado de algum problema mais grave. Nestes casos, o paciente poderá realizar exames específicos.

Complicações e riscos

“Se não tratado, há o risco de essa bactéria causar um abscesso, que seria uma infecção mais profunda e com acometimento maior das estruturas da pele, o que pode deixar o paciente com um quadro sério de infecção”, alerta ela.

Pode matar?

Embora pouco provável, há a chance de o furúnculo apresentar risco à vida do paciente. A dermatologista explica que “se ele se localizar em uma local bastante sensível, como, por exemplo, próximo ao nariz, a infecção poderia se espalhar para os seios cerebrais (canais venosos que envolvem o cérebro)”.

Em casos específicos, uma pessoa com imunidade muito baixa, que apresenta um quadro extenso de infecção pela bactéria, corre o risco de sofrer bacteremia, que é a infecção do sangue, levando o problema a se disseminar para o resto do organismo. “O risco é real somente em indivíduos com resposta imunológica comprometida”, diz a dermatologista.

Tem cura?

Furúnculo tem cura e, normalmente, sua evolução é extremamente tranquila quando se faz o tratamento.

Se o furúnculo vier a furo, ou seja, drenar espontaneamente, pode deixar cicatriz, então o ideal é fazer o tratamento cedo justamente para evitar a formação de abcessos e a disseminação da infecção.

Como tratar

Pomada

O tratamento se dá com antibióticos tópicos. “Muitas vezes, orientamos a passar a pomada para furúnculo na lesão e também nas narinas e embaixo das unhas, pois estes lugares são reservatórios de bactérias”, atenta Rumiti.

Remédios

Em quadro mais extensos pode ser necessário fazer o tratamento também com o antibiótico por via oral.

Drenagem

É possível que o dermatologista realize uma drenagem, com uma agulha, para retirar o pus e desinflamar o local.

Tratamento caseiro

Não se deve estourar furúnculo em casa, mas é possível tomar algumas medidas que ajudam a curar furúnculo. A mais efetiva é a compressa de água quente, a qual pode fazer os abscessos da pele sumirem sem a necessidade de remédios.

Prognóstico

De maneira geral, o tratamento adequado faz o furúnculo ser curado facilmente. Agora, em pacientes com imunidade baixa ou em algumas localizações específicas da face, a lesão pode apresentar complicações.

Assim que os sintomas forem notados, o ideal é procurar um médico o quanto antes, justamente para evitar a disseminação da bactéria do furúnculo.

Prevenção

Para as pessoas que estão um pouco acima do peso, que tenham muitas dobras na pele ou que pratiquem atividades físicas que causem atrito na pele, o recomendado é utilizar sabonete antisséptico para diminuir o acúmulo das bactérias na pele.

Higiene adequada é fundamental: lave as mãos constantemente e evite ficar por muito tempo com alguma roupa molhada, pois a umidade favorece a proliferação de bactérias

Fontes

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dermatologista Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) / CRM-SP 87796

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com